O que é linguagem clara?

“Uma comunicação está em linguagem clara quando o texto, a estrutura e o design são tão claros que o público-alvo consegue encontrar facilmente o que procura, compreender o que encontrou e usar essa informação.”
Fonte: Federação Internacional de Linguagem Clara

Usar linguagem clara significa priorizar o leitor. Descobrir o que os leitores querem saber, de que informação precisam, e ajudá-los a alcançar suas metas. O objetivo é que o leitor consiga compreender um documento escrito em linguagem clara logo na primeira leitura.

Mas linguagem clara não é só uma questão de linguagem. Também inclui design, diagramação e muito mais.

O que é a PLAIN?

A Plain Languague Association International (Associação Internacional de Linguagem Clara) -PLAIN reúne há mais de 20 anos profissionais e apoiadores da linguagem clara em todo mundo. Compartilhamos conhecimento e trabalhamos para promover a linguagem clara nas esferas pública e privada.

Somos uma organização sem fins lucrativos e inteiramente baseada no trabalho voluntário.

Nossa rede, que está em expansão, inclui membros em mais de 20 países, que trabalham com comunicação clara em mais de 10 idiomas.

Organizamos uma conferência a cada dois anos.

Próxima conferência

A PLAIN juntou-se à Clarity International e ao Center for Plain Language para sediar uma conferência internacional virtual. A conferência é dividida em dois grandes eventos. O primeiro ocorre entre os dias 13 e 15 de outubro de 2020. O segundo evento será em maio de 2021. O tema da conferência é “Acesso para todos”.

Associe-se à PLAIN

Receba a nossa newsletter, PLAIN Matters, exclusiva para associados.

Guia de associados

Encontre e conecte-se com profissionais de linguagem clara perto de você.

Grupo PLAIN no LinkedIn

É o maior fórum internacional dedicado à linguagem clara, com mais de 18.000 membros em mais de 100 países.

Referências

Se quiser saber mais e ver alguns exemplos, consulte estas referências em português: